A Rizoma Editorial tem a satisfação de apresentar ao seu público leitor nosso mais recente lançamento, a obra TAZ (Zona Autônoma Temporária) Como Prática de Liberdade e Resistência
Política, de Alan dos Santos, mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo e professor da Universidade Metropolitana de Santos.

Esta obra realiza uma problematização filosófica da estratégia libertária da TAZ, descrita pelo ativista estadunidense Hakim Bey, a partir da Filosofia Contemporânea, sobretudo o pensamento do filósofo francês Michel Foucault, dando ênfase para dois conceitos principais: as noções foucaultianas de “práticas de liberdade” (em contraposição aos “processos de liberação”) e “resistência política”. Dessa forma, o texto apresenta não somente uma abordagem libertária e militante da TAZ, mas também uma problematização conceitual, esclarecendo os principais componentes do processo de experimentação das zonas autônomas temporárias. Além da abordagem filosófica e conceitual, é feita uma apresentação de acontecimentos políticos que refletiram no seu percurso características importantes da TAZ, como o levante em Chiapas que resultou na criação do EZLN (Exército Zapatista de Libertação Nacional) e também a insurgência estudantil dos Provos (acrônimo para Provocadores), na Holanda. Até mesmo a atuação do Movimento Passe Livre nos protestos de Junho de 2013 apresentou características constituintes da TAZ. Trata-se de problematizar a estratégia da TAZ respeitando o seu objetivo principal, conforme descrito por Hakim Bey: proporcionar aos participantes experimentações imediatas (ainda que temporárias) da liberdade ácrata, no interior das sociedades capitalistas. Com a estratégia da TAZ, o anarquismo torna-se passível de experimentação no tempo presente e, portanto, deixa de ser uma postulação futura, uma espécie de utopia inalcançável.

Disponível em brochura e ebook em nossa loja virtual.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s