Van Gogh, O Suicidado Pela Sociedade

capa_van_goghA Rizoma Editorial traz a seu público leitor uma nova edição da obra Van Gogh, O Suicidado Pela Sociedade. de Antonin Arnaud.

Publicada originalmente pelo editor Robson Achiamé, esta obra encontrava-se há muito esgotada e assim a trazemos de volta, como uma contribuição ao conhecimento da história de um dos maiores pintores do século XIX, Vincent Van Gogh (1853-1890).

Esta obra é uma proposta interdisciplinar que aborda o tema da criação através da loucura. Toma como ponto de partida dois mundos que descrevem o desespero do homem ao enfrentar a seu objeto criador; a poesia no caso de Antonin Artaud em sua busca incessante para encontrar a alma, e a pintura em Van Gogh e sua viagem aos infernos em sua paranóica busca da luz. Ambos se encontram em um espaço absurdo nos umbrais do terceiro milênio, em um manicômio que habitam de uma maneira onírica através de obsessões, reiterações e uma obcecada insistência no escatológico. Algumas manifestações artísticas aparecem neste texto – artes plásticas, músicas e a palavra – mescladas de uma maneira caprichosa e desesperada à procura de uma linguagem não experimentada anteriormente – pura, direta e indignada da emoção.

Antonin Artaud (1896-1948) foi uma espécie de profeta de um novo mundo, onde a verdade seria fonte de interpretação da realidade e reveladora de todos os seus mistérios. Internado, como o próprio Van Gogh, em um asilo de alienados mentais na França, escreve esta obra como um canto à descoberta e ao poder da criação artística, suicidando-se alguns meses depois.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s