Trabalho, Tecnologia, Controle e Disciplina no Capitalismo Contemporâneo

capa_trabalho_tecnologia_controleO coletivo Rizoma Editorial anuncia a publicação da obra Trabalho, Tecnologia, Controle e Disciplina no Capitalismo Contemporâneo, de Cleito Pereira dos Santos, professor na Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás.

O debate sobre as transformações do mundo do trabalho nas últimas décadas coloca em evidência as consequências, para os trabalhadores, da introdução de novas tecnologias nos processos de trabalho tanto no setor industrial quanto no setor de serviços. As alterações na gestão do trabalho com a criação de diversos mecanismos de convencimento e subordinação se expressam nos estatutos, regulamentos, cartilhas e programas de gestão responsáveis pela criação de uma nova mentalidade no que diz respeito ao comportamento e adesão dos trabalhadores à nova gramática do capital. Estas formas de controle e disciplina, que se relacionam às novas tecnologias de informação e da comunicação e aos modelos de gestão, são muito mais intensas e eficazes, do ponto de vista do capital, para a exploração do trabalho.  Esta importante obra procura destacar os elementos que possibilitam a compreensão da relação trabalho, tecnologia, controle e disciplina no capitalismo contemporâneo, tratando de explicitar os mecanismos de dominação, subordinação e exploração aplicados pela classe dominante para extrair mais-trabalho.

No momento em que o capitalismo corporativo transnacional e o Estado controlado pelo complexo militar-industrial têm suas redes de informação e vigilância expostas – mas não abolidas! – por vazamentos e denúncias como as do WikiLeaks e de Edward Snowden, esta obra reveste-se de interesse ainda maior para todos aqueles que, como nós, estão engajados na luta pela tecnologia livre e aberta, como será a própria sociedade humana emancipada da dominação e da exploração.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s