Punk – Memória, História e Cultura

capa_cultura_punkO coletivo Rizoma Editorial traz ao seu público leitor mais uma obra do professor da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e historiador do movimento punk, Antonio Carlos de Oliveira, Punk – Memória, História e Cultura.

Esta obra, que dá sequência a Os Fanzines Contam uma História Sobre Punks, publicada recentemente pela Rizoma,  é a divulgação, em formato de livro, da transcrição de uma palestra sobre o Movimento Punk realizada no Centro de Cultura Social de São Paulo (CCS/SP).  A obra inclui, além da palestra, documentos sobre o Acervo do Movimento Punk com algumas notas de esclarecimento. Os textos refletem o desejo de divulgar o trabalho realizado na organização do Arquivo Punk do CCS/SP, a grandeza e importância da cultura punk, da relação dessa com o anarquismo de forma geral e com sua forma de expressão organizada.

Desde o surgimento do movimento punk na Inglaterra, percebe-se uma ligação entre o punk e as ideias anarquistas; no Brasil, desde o final da década de 1970 também constatamos essa ligação. Sem dúvida, nos anos iniciais dos punks brasileiros, um amplo setor do movimento entendia o anarquismo muito mais pelo seu sentido pejorativo de desordem, descontrole, bagunça, caos, etc. ou no sentido de ser apolítico, não participante da política (mais a fim de música, do som, etc.), do que pelo seu sentido classicamente definido por anarquistas como Elisée Reclus, para quem o anarquismo é a máxima expressão da ordem, por ser uma ordem livremente organizada e aceita por todos os participantes. Hoje podemos afirmar que uma parcela significativa da militância do movimento anarquista organizado que conhecemos teve sua origem ou alguma relação com os movimentos ligados ao punk.

Longa vida aos punks!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s