O Universo Complexo e outros ensaios

capa_o_universo_complexoO coletivo Rizoma Editorial anuncia o lançamento da obra O Universo Complexo e outros ensaios, do Prof. Jorge de Albuquerque Vieira, professor da PUC/SP e da Faculdade de Dança Angel Viana.

Com formação em telecomunicação, engenharia nuclear, astronomia e semiótica, o Prof. Jorge Vieira é um notável polímata que há mais de três décadas dedica-se ao ensino e pesquisa nas áreas de ciência da informação, análise de séries temporais, teoria geral de sistemas,  complexidade e semiótica.

Este é o século do resgate do problema da complexidade. Um problema antigo, já trabalhado pelos gregos, como Aristóteles, e que ticou ofuscado pelo sucesso da física newtoniana. A Mecânica de Newton, inegavelmente um sistema teórico eficiente até os dias de hoje, trouxe na elaboração de seu paradigma o que podemos chamar “o mito da simplicidade”. Sua elegante formalização e seus objetivos de estudo, sistemas quasi-conservativos, além da reversibilidade e independência do tempo, tiveram como uma consequência o afastamento do estudo dos processos dissipativos, dos problemas da complexidade e organização. Simplificações eficientes mas ficcionais, como a noção de partícula ou massa pontual, evitam aspectos da realidade perceptíveis e acessíveis empiricamente.

Como já assinalamos, os modelos de complexidade, “caos sensível”, sistemas auto-organizados, não-lineares e horizontais estão na base da organização ácrata e libertária que constituem os fundamentos da sociedade autogestionária do futuro, para os quais esta obra oferece uma importante contribuição teórica.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s