Manifesto Autogestionário

capa_manifesto_autogestionarioO coletivo Rizoma Editorial tem a imensa satisfação de trazer ao seu público leitor mais uma obra do Prof. Nildo Viana, sociólogo e filósofo,  docente da Universidade Federal de Goiás:  Manifesto Autogestionário.

Publicado pela primeira vez em 2008 pela Editora Achiamé, do Rio de Janeiro, coube-nos agora a honra de publicar esta segunda edição.

A autogestão é a essência da sociedade comunista. As relações de produção comunistas só podem existir com base na autogestão do processo de produção e distribuição e com sua generalização para o conjunto das relações sociais, abolindo o estado, o capital, o mercado, a divisão social do trabalho. A autogestão social generalizada significa uma transformação radical, mais drástica do que significou a passagem do feudalismo para o capitalismo, ou do escravismo para o feudalismo, pois significa a substituição de uma sociedade de classes para uma sociedade sem classes. O Manifesto Autogestionário é um grito de guerra em defesa desta transformação, e, como todo manifesto, é uma arma de luta que não pode poupar nada. Daí a crítica da sociedade burguesa, do capital, do estado, da burocracia, do pseudomarxismo e diversas tendências políticas existentes. Além da negação, há também a afirmação, de novas relações sociais, fundadas na autogestão social. E a autogestão só pode ocorrer através da autogestão das lutas pelo proletariado e seus aliados. Através da burocracia, da alienação, da escravidão, só se reproduz a burocracia, a alienação e a escravidão. Somente através da autogestão das lutas sociais se pode chegar à autogestão social.

Rumo à sociedade autogestionária, onde “o livre desenvolvimento de cada um seja a condição para o livre desenvolvimento de todos”. \ Para construí-la, nada temos a perder, a não ser os grilhões que nos prendem ao anacrônico, injusto, desperdiçador e ineficiente modo de produçào capitalista mantido pela violência da máquina repressora do Estado!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s