Supermercado: Um Não Lugar

capa_supermercado_um_nao_lugarÉ com grande satisfação que o coletivo Rizoma Editorial anuncia a seu público leitor o lançamento de mais uma publicação: Supermercado: Um Não Lugar, de Desire Blum Menezes Torres,  doutora em comunicação e semiótica (PUC/SP) e professora adjunta do curso de Relações Públicas da na Universidade Estadual de Londrina (UEL), com prefácio do Prof. Dr. Jorge de Albuquerque Vieira.

O pressuposto básico desta obra é que, em supermercados no formato de redes, que apresentam a característica de não se comunicar – diferente de uma mercearia de bairro ou de um mercado municipal, nos quais o atendimento é personalizado e envolvente -, as relações humanas em seu ambiente são despersonificadas, superficiais ou mesmo inexistentes.

Em uma sociedade que tende à hibridização, situação típica em cidades latino-americanas, nas quais a mestiçagem cultural é manifesta nos espaços urbanos, a compreensão de como o supermercado de rede lida com essa multiplicidade e participa de várias séries culturais permite levantar contrastes expressivos, caracterizando-o como um não lugar.

Trata-se de uma obra que analisa criticamente um dos maiores símbolos do capitalismo corporativo – a rede de supermercados – expondo de forma contundente os muitos resultados e consequências individual e socialmente nocivas deste modelo de empreendimento capitalista que, como todos os outros, tem como único e final objetivo o lucro — a acumulação contínua de capital para manter em funcionamento as engrenagens dessa máquina trituradora de vidas humanas que, todavia, como diz a imortal canção de Zé Ramalho, “já sente a ferrugem lhe comer”…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s