Vamos fazer uma “vaquinha”?

vakinhaO financiamento coletivo ou crowdfunding — mais conhecido entre nós como “vaquinha” — tem-se mostrado uma prática cada vez mais difundida na Internet para a captação de recursos financeiros com o objetivo de viabilizar diversos projetos e iniciativas, como a produção musical e cinematográfica e o desenvolvimento de software livre.

Sempre buscando utilizar a tecnologia de informação mais contemporânea em apoio à divulgação da cultura libertária, o coletivo Rizoma Editorial está propondo utilizar esse recurso com o objetivo de levantar fundos para a publicação de alguns de nossos livros.

capa_formacao_identidade_cultural_anarquista_poaAssim, em caráter experimental, iniciaremos campanhas de financiamento coletivo a fim de arrecadar recursos financeiros para a publicação de dois novos livros, que já estão prontos para impressão: De Ferrer a Penteado – Uma Análise da Proposta da Escola Moderna, de Renato Padilha; e Formação da Identidade Cultural Anarquista Através do Periódico A Luta de Porto Alegre (1906-1911)  de Eduardo Soares.

Estas obras atendem às duas condições necessárias (e suficientes) que definimos para utilizar o financiamento coletivo como forma de viabilizar publicações, a saber: (i) inserem-se em nossa proposta e (ii) abordam temas libertários explícitos. Além disso, são resultado de trabalhos acadêmicos desenvolvidos por companheiros competentes e dedicados, que foram submetidos ao peer review de bancas examinadoras, sendo portanto integralmente endossadas por nosso editor.

Nossas campanhas de financiamento coletivo serão realizadas por meio do site da Vakinha. As contribuições terão o valor mínimo de R$ 5,00 (cinco reais) e poderão ser feitas por meio de cartão de crédito, transferência eletrônica ou boleto bancário. Contribuições a partir de R$ 20,00 (vinte reais) serão consideradas como “pré-vendas” e darão, a quem doar, o direito a um exemplar do livro para o qual for feita a doação (já incluído o valor do frete).  Quem fizer a compra antecipada, por meio da doação do valor acima, será oportunamente contactado por e-mail para a obtenção do endereço postal para envio do exemplar.

As campanhas terão a duração de três meses, ao fim dos quais os recursos arrecadados serão aplicados na  impressão dos exemplares das obras — ou, caso sejam superadas as metas de arrecadação, revertidas para a impressão de novas tiragens de outras obras nossas que estejam esgotadas ou com o estoque baixo. Ao final de cada campanha, a prestação de contas referente à destinação dos valores arrecadados será publicada aqui no blog da Rizoma Editorial, ficando à disposição para análise de nosso público leitor.

A divulgação das campanhas será efetuada através de e-mail e das redes sociais das quais participamos (Facebook e Twitter).

Todos colaboraremos — inclusive os membros do coletivo Rizoma Editorial e os próprios autores das obras a serem financiadas coletivamente. Contamos com a colaboração de tod@s @s companheir@s leitor@s para viabilizar este projeto, ampliando assim as oportunidades para a divulgação da cultura libertária!

Anúncios

Uma resposta para “Vamos fazer uma “vaquinha”?

  1. Pingback: Financiamento coletivo para lançamento de livros libertários | Biblioteca Social Fábio Luz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s