Partidos, Sindicatos e Conselhos Operários

capa_partidos_sindicatos_conselhos_operarios_2a_edO coletivo Rizoma Editorial tem a satisfaçào de anunciar a publicação da segunda edição revisada da obra Partidos, Sindicatos e Conselhos Operários, de Anton Pannekoek, em coletânea traduzida e organizada pelo Prof. Dr. Nildo Viana.

O astrônomo e teórico social Anton Pannekoek (1873-1960) foi um dos mais importantes autores marxistas do século XX. Sua importância, teórica e prática, se revela por intermédio de mais de 50 anos de trabalho intelectual e prática política. Ele não só se formou num processo de luta como derivado dela combateu as concepções e organizações que eram obstáculos para a revolução proletária, de forma moderada no início, até a radicalização relacionada com as mudanças históricas e o próprio desenvolvimento do movimento operário, o que provocou o desdobramento teórico em seu pensamento e a parte mais importante dele.

Esta coletânea reúne  ensaios escritos por Pannekoek na última fase de seu pensamento. O conjunto de textos aqui reunidos foi selecionado por melhor representar a tendência conhecida como comunismo de conselhos, da qual Pannekoek foi um dos principais expoentes. Abordam o tema dos partidos, sindicatos e conselhos operários na perspectiva pannekoekiana e incluem- também alguns capítulos de seu principal livro, Os Conselhos Operários, publicado originalmente em 1946, bem como duas cartas enviadas por Pannekoek a Cornelius Castoriadis em novembro/dezembro de 1953. A presente coletânea assume uma grande importância no sentido de contribuir para resgatar o pensamento de um teórico relativamente pouco conhecido, que vem ganhando um maior número de publicações mais recentemente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s