O Capital e a Formação do Estado Burguês

capa_o_capital_e_formacao_do_estado_burguesO coletivo Rizoma Editorial  orgulhosamente anuncia a publicação da obra O Capital e a Formação do Estado Burguês, de Marcio Automare, economista, Mestre em
Administração e Finanças pela FGV, com Especialização em Economia Ambiental e Gestãode Riscos.

Marx começa O Capital falando de mercadoria e dinheiro: A riqueza das sociedades em que domina o modo de produção capitalista aparece como “uma imensa coleção de mercadorias”, e a mercadoria individual como sua forma elementar. Sabemos o que são mercadorias, mas não percebemos de onde vem e como se deram nestes últimos séculos as contradições e crises de nossas rápidas vidas. Assim retornamos na historia e vamos de forma simples entender o que se passou. Desde o século XIII, a Inglaterra praticava a economia mercantil, principalmente através da produção e venda de lã para os mercados europeus. No ano de 1381, depois de grande guerra entre camponeses e o senhor feudal diminui a dependência dos camponeses (prevalecia nesta época o regime de servidão) aos senhores (proprietários) da terra.

Neste pequeno mas altamente informativo livro – nossa primeira publicação em formato de bolso – o autor expõe com clareza o desenvolvimento do modo de produção capitalista e a evolução do Estado burguês necessário à manutenção do sistema capitalista, baseado na exploração do trabalho humano, na ganância e no desperdício de recursos. Como assinalou Marx, só a transformação revolucionária da sociedade – conduzida pelas camadas sociais exploradas pelo capital e oprimidas pelo Estado burguês  – poderá levar à superação desse sistema social e econômico e criar as condições para a construção de uma sociedade livre e justa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s