As Ideias Absolutistas no Socialismo

capa_ideias_absolutistas_no_socialismoO coletivo Rzioma Editorial sente-se mais uma vez honrado em poder trazer ao seu público leitor outra importante obra anarquista, publicada há mais de meio século no Brasil (“Edições Sagitário”, São Paulo, 1946) e  de há muito esgotada: o vigoroso livro de  Rudolf Rocker (1873-1958), As Ideias Absolutistas no Socialismo.

Denominando-se um “anarquista sem adjetivos”, Rocker foi um dos maiores nomes do movimento do movimento socialista libertário no século XX. Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, tornou-se conhecido mundialmente sua fuga espetacular da tirania nazista, ao cruzar a fronteira da Suíça (de onde emigrou para Londres e, em seguida, para Nova York)  literalmente no último trem que passou sem ser revistado pelas tropas da SS!.

Nesta obra, que contém a edição integral de seus últimos trabalhos elaborados depois da Segunda Guerra Mundial, além de ensaios escritos durante o próprio período da conflagração, os problemas fundamentais do socialismo libertário, em oposição às tendências autoritárias no socialismo, são examinados e discutidos. Destacam-se, entre os textos aqui incluídos, uma penetrante – e contundente – análise das ideias de Marx em relação ao anarquismo, bem como uma detalhada biografia de Bakunin, repleta de interessantes detalhes sobre a vida e obra do célebre revolucionário russo.

Rocker estimula todos os estudiosos da questão social a investigar os novos terrenos que se oferecem à experimentação de modelos sociais e econômicos e que tanta luz podem trazer a todos aqueles que lutam pelo ideal de uma sociedade livre e igualitária.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s