Livros Digitais da Rizoma Editorial

ebookÉ com grande satisfação que o coletivo Rizoma Editorial vem anunciar ao seu público leitor que em breve passaremos a publicar nossos títulos também em formato digital (ebooks),  a par com as versões impressas das mesmas obras.

A atual disponibilidade de dispositivos portáteis para a leitura de ebooks
(notebooks, tablets, smartphones e ereaders), de custo relativamente baixo, torna interessante e viabiliza essa forma de publicação. Com efeito, mesmo o mais simples tablet pode armazenar algumas centenas de títulos (chegando a milhares no caso de leitores de livros digitais mais sofisticados), tornando possível que uma vasta biblioteca seja convenientemente armazenada, transportada e, sobretudo, acessada a todo momento e em qualquer local. Tais dispositivos comportam, assim, o potencial para promover a mais ampla difusão do acesso aos livros desde a invenção da prensa de tipos móveis por Gutenberg em 1450!

icon_epubA princípio, nossos ebooks serão produzidos nos dois formatos mais compatíveis com os principais dispositivos de leitura: EPUB (compatível com todos os tablets e smartphones com sistema Android, bem como com os ereaders Kobo e Positivo Alfa, além de PC’s com Windows, Linux ou Mac OS) e MOBI (compatível com o Kindle da Amazon). O formato EPUB é adotado como padrão internacional para a publicação de ebooks, sendo ambos os formatos muito mais adequados e vantajosos para publicação digital do que o antigo formato PDF (que é mais adequado à diagramação para impressão do que para a exibição em um dispositivo de leitura). Entre as vantagens desses formatos estão o conteúdo fluido  ( o que significa que a tela de texto pode ser ajustada de acordo com o tamanho da fonte, para tornar a leitura mais confortável e flexível), a navegação pelo sumário e o texto pesquisável.

DRM-free250Nossos ebooks não serão protegidos contra cópia ou restrições de uso e compatilhamento; em especial, rejeitamos peremptoriamente o grotesco sistema “DRM” (Digital Restrictions Management) criado e implementado por grandes corporações capitalistas como Amazon, Apple e Sony e apoiamos integralmente a campanha da Free Software Foundation (“Defective By Design”) contra esse sistema invasivo e insidioso. Cabe frisar que mesmo algumas editoras comerciais como Tor Books,  O’Reilly Media, Carina Press, Baen Books e Lulu.com (esta última especializada na publicação de ebooks) não aderiram ou abandonaram inteiramente o sistema DRM.

Por outro lado, não distribuiremos gratuitamente nossos ebooks, para que possamos cobrir os custos de sua produção (inclusive a obtenção de um registro de ISBN específico, que não é gratuito), bem como custear a impressão das versões impressas. Mas como os custos de produção de um ebook  são consideravelmente menores que a de um livro impresso, nossos preços serão bem inferiores aos da versão impressa e todos os leitores que adquirirem nossos ebooks receberão suporte ilimitado e eventuais atualizações, sem custo adicional. Nossos leitores podem, inclusive, considerar esse valor simbólico apenas como uma doação para colaborar com o nosso trabalho em prol da divulgação da cultura libertária!

Para ler um ebook nesses formatos,  poderá ser necessário instalar um programa específico em seu dispositivo portátil. Vários desses programas estão disponíveis gratuitamente, inclusive como software livre e de código aberto. Recomendamos especialmente o programa FBReader,  um software gratuito e livre disponível para tablets com sistema Android, smartphones do modelo Blackberry e PC’s com sistemas Windows XP/Vista/7/8, Mac OSX e Linux. Uma opção equivalente é o programa CoolReader (que também é software gratuito e livre). Outra opção — disponível apenas para PC’s com sistema Windows XP/Vista/7/8  — é o programa SumatraPDF, que além de possibilitar a leitura de ebooks nos formatos EPUB e MOBI, é também um excelente leitor de documentos no formato PDF. Os leitores de livros digitais Positivo Alfa , Kobo e Amazon Kindle (todos já à venda no Brasil) não requerem a instalação de nenhum software extra, uma vez que são dispositivos especialmente projetados para a leitura de ebooks.

Como parte de nosso programa editorial para o ano corrente, estamos preparando o lançamento de versões digitais de todos os livros que publicamos até o momento (bem como dos próximos, que serão também publicados como ebooks, antes mesmo da versão impressa).

Para uma amostra das possibilidades, também estamos preparando a publicação, para distribuição gratuita, das obras Cultura Livre  de Lawrence Lessig, em tradução de Fábio Emílio Costa, Uma Introdução à Anarquia, em tradução do Coletivo Erva Daninha e Um FAQ Anarquista: Perguntas Frequentes Sobre Anarquismo (An Anarchist FAQ, publicado pelo Infoshop.org), em tradução do Coletivo Periferia. Estes ebooks em breve estarão disponíveis para download gratuito em nossa biblioteca virtual, nos formatos EPUB e MOBI.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s