A Conquista do Pão, Segunda Edição

capa_a_conquista_do_pao_2edQuase dois anos após sua primeira publicação, o coletivo Rizoma Editorial traz de volta ao seu público leitor a obra clássica de Piotr Kropotkin, A Conquista do Pão, em uma segunda edição inteiramente revisada com base na edição em inglês publicada pela Vanguard Press de New York em 1926.

A Conquista do Pão foi publicado como livro pela primeira vez em Paris em 1892, com prefácio de Élisée Reclus, que também sugeriu o título. Originalmente escrito em francês, apareceu primeiro como uma compilação de artigos nos periódicos anarquistas Le Révolté e La Revolté (ambos editados por Kropotkin). Entre 1892 e 1894 foi serializado, em parte, no periódico londrino Freedom, do qual Kropotkin foi cofundador. Foi traduzido em vários idiomas e reimpresso em numerosas ocasiões.

Nesta obra notável, Kropotkin  propõe um sistema econômico descentralizado, baseado na ajuda mútua e na cooperação voluntária, afirmando que as tendências para este tipo de organização já existem, como demonstrado na evolução biológica e na sociedade humana. Além disso, Kroptkin antecipa, com extraordinária presciência, as vastas possibilidades que a ciência e a tecnologia oferecem à humanidade na construção de um mundo de liberdade e abundância para todos, inclusive a agricultura biológica, a utilização da energia solar e até os eletrodomésticos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s