A Pedagogia Libertária no Ensino da Matemática para Jovens e Adultos

Dentro da temática geral da pedagogia libertária, o coletivo Rizoma Editorial apresenta mais uma obra inédita no gênero: A Pedagogia Libertária no Ensino da Matemática para Jovens e Adultos, de Fernando Luis de Rosso, licenciado em Matemática pela Universidade LaSalle, com prefácio do Prof. Carlos Venhofen Flores.

O livro demonstra a importância do trabalho diferenciado no ensino de Matemática na Educação de Jovens  e Adultos, que constituem uma pequena parcela do todo, mas que por suas particularidades suscitam grande interesse no contexto da Educação. A partir da pesquisa realizada, verifica-se que o procedimento didático utilizado pelo professor é importante para o sucesso de um projeto, podendo ainda gerar um grande interesse por parte do aluno, despertando então, a vontade de ir além. Porém, de maior importância é transcender a abstração e o autoritarismo reinantes na sala de aula, levando o aluno à sua autonomia no processo educativo. Baseando-se nos preceitos da Pedagogia Libertária de Sébastien Faure, o autor nos mostra que, para criarmos um futuro diferente, precisamos recriar nossos conceitos, muitos dos quais ainda em formação, pois a “nova escola” está a caminho e para participarmos da construção deste projeto devemos estar prontos para “correr o risco”.

Eis, portanto, mais uma obra que questiona em bases libertárias a escola e seus  “métodos pedagógicos” — que, na sociedade burguesa e hierárquica, nada mais são do que instrumentos de manipulação e opressão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s