Educação e Anarquismo: Uma Perspectiva Libertária

Educação e Anarquismo: Uma Perspectiva LibertáriaContinuando a divulgação de obras abordando a questão da educação do ponto de vista libertário, o coletivo Rizoma Editorial anuncia o lançamento do livro Educação e Anarquismo: Uma Perspectiva Libertária, do acadêmico em História  pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Goiânia, João Gabriel da Fonseca Mateus, prefaciado pelo Prof. Dr. Rafael Saddi.

O objetivo desta obra é ultrapassar os limites pedagógicos impostos pelo capitalismo e caracterizar a tendência libertária anarquista com um sentido e um significado sociopolítico: a destruição do capitalismo e do Estado. Por isso que a relevância está na crítica e no resgate das contribuições que diferentes anarquistas (Mikhail Bakunin, Ferrer y Guardia, Élisée Reclus, Louise Michel, dentre outros) forneceram à questão da educação. Esta obra apresenta-se como uma proposta de educação libertária pela liberdade plena dos indivíduos e que conduz a uma questão que é complementar e indissociável: a destruição da sociedade de classes.

Trata-se, ainda, de uma tentativa inicial – todavia, nem por isso, menos importante – de abordar sob uma perspectiva libertária a questão da educação que, historicamente, tem sido um dos principais pilares de sustentação do Estado opressor e de formação de “mão-de-obra” para o capitalismo explorador. Pode-se esperar que tal tentativa forneça bases para o próximo grande questionamento revolucionário, que a maioria dos anarquistas do passado (com exceção de Ivan Illich) e do presente ainda não propuseram com o necessário destemor: a crítica da própria natureza do processo “educacional”, para que esse não continue se constituindo em instrumento de manipulação e dominação mesmo na futura sociedade igualitária e libertária.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s